Um adolescente cortou seus dreadlocks depois de nove anos, e o resultado deixou sua mãe em lágrimas

Pelos últimos nove anos, Jordan Reynolds usava dreads. Ele manteve seu estilo de cabelo desde que era criança, na verdade. Então, um dia, o adolescente tomou uma decisão importante: ele cortaria aqueles dreads e arranjaria um penteado totalmente novo. Seu pai concordou em ajudar no processo também. No entanto, quando a mãe de Jordan voltou para casa, ela chorou ao ver o que o cabelo de seu filho tinha escondido todos esses anos.

Esse corte de cabelo também foi capturado em vídeo depois que um YouTuber que atende pelo nome de Maxbeatbox – e que por acaso também é o pai de Jordan – filmou todo o processo. Maxbeatbox postou o clipe em seu canal em fevereiro de 2016. E no meio da filmagem, a mãe de Jordan, Melanie, pode ser vista chegando em casa para ver seu filho de cabelo recém-cortado.

Não está claro se Melanie sabia que Jordan queria cortar seu cabelo. Mas nada poderia tê-la preparado para o que viu quando entrou pela porta no dia em que tudo aconteceu – e ficou cara a cara com o que os dreads de seu filho estiveram escondendo durante todos aqueles anos. E agora mais de oito milhões e meio de pessoas também viram a reação de Melanie.

ADVERTISEMENT

O vídeo do YouTube em si, entretanto, foi carregado por Maximillian Reynolds – ou apenas Max para sua família e amigos. Ele é um músico profissional que produz composições para cinema, TV e anúncios, bem como para lançamento comercial. E de acordo com o site de Max, “acordes e baixos e ricos estarão envolvidos” nas faixas que ele fizer.

Mas muitos dos vídeos que Max carregou no YouTube, na verdade, mostram seu talento impressionante para o beatbox. Para quem não sabe, o beatboxing é uma habilidade que há muito está associada à cultura hip-hop. Especificamente, envolve vocalizar os sons de uma bateria eletrônica usando o movimento da boca, da língua e dos lábios.

ADVERTISEMENT

E alguns podem ter se familiarizado com as habilidades de Max depois que um vídeo dele se tornou viral em 2009. Sim, ele encontrou fama na internet como comissário de bordo de beatboxing quando entregou procedimentos de segurança aos passageiros da Southwest Airlines em seu próprio estilo único. Então, cinco anos depois, Max se juntou ao violoncelista Francisco Vila em outra viagem de avião.

ADVERTISEMENT

Max também incentiva a criatividade entre seus filhos: o filho mais velho Josiah, o filho do meio Jordan e a filha Eliana. E talvez graças ao incentivo dele e de Melanie, todos os três filhos têm planos de carreira claros que desejam seguir. Na verdade, Josias exibiu suas inclinações artísticas desde muito cedo.

ADVERTISEMENT

“[Josiah] nunca brincava com brinquedos, mas ele sempre fazia seus próprios brinquedos – mesmo aos dois anos de idade”, Max explicou para a instituição educacional Envision em março de 2019. Um professor na escola de Josiah aparentemente percebeu as habilidades do menino também. Max continuou: “[O professor disse [que] isso não era apenas engenharia, era arte. E os bonecos de ação do meu filho foram apresentados em uma galeria de arte.”

ADVERTISEMENT

No entanto, todos os três filhos de Reynolds se beneficiaram com a participação do pai no game show Deal or No Deal em 2019. E embora Max não tenha arrematado o prêmio principal de $1 milhão – em vez disso, ele faturou $ 211.000 – toda a família ficou choque quando eles receberam um presente inacreditável do show.

ADVERTISEMENT

Veja, o sonho de Jordan era participar de uma Envision Experience, e os produtores do Deal or No Deal tornaram esse sonho realidade. Mais tarde, Max lembrou: “Lembro-me do dia em que Jordan olhou seu convite. Você sabe como pegar algo pelo correio, olhar e esquecer porque não tem dinheiro para isso? Isso é o que eu fiz.”

ADVERTISEMENT

Envision é uma organização que oferece educação por meio de experiência prática. Em particular, dá às crianças a oportunidade de experimentar as carreiras desejadas em áreas como engenharia, medicina, direito e negócios por meio de vários programas que podem ser cursados além da educação formal. Entretanto, os cursos têm um preço, e esse custo era algo que a família Reynolds não possuía condições de pagar.

ADVERTISEMENT

E, devido a essa despesa, Max pode ter empurrado a ideia do curso para o fundo de sua mente. Jordan, por outro lado, nunca desistiu de seu sonho de fazer o programa de engenharia da Envision. Então, quando todas as três crianças receberam o dom da inscrição no Envision durante a ativação do pai em Deal or No Deal, suas mandíbulas caíram no chão.

ADVERTISEMENT

Sim, Jordan recebeu o curso do Fórum Nacional de Liderança Juvenil em Engenharia que ele sempre quis. Josiah, por sua vez, ganhou uma vaga no Programa Internacional Scholar Laureate da Envision na China, e Eliana recebeu um convite para a Envision Game & Technology Academy.

ADVERTISEMENT

Naturalmente, Max tem um orgulho incrível de seus filhos e explicou à Envision: “Fui abençoado por ter três filhos que sabem o que querem fazer quando crescerem”. Mesmo assim, parece que Max nunca permitiu que seu desejo de que seus filhos e filha se destacassem na vida afetasse sua capacidade de se divertir com eles.

ADVERTISEMENT

Na verdade, a abordagem de Max e Melanie para os pais parece muito moderna, pois o apoio que eles dão às carreiras desejadas de seus filhos é aparentemente acompanhado por um incentivo à liberdade de expressão. E quando Jordan decidiu que queria se expressar através do cabelo, seus pais não ficaram em seu caminho.

ADVERTISEMENT

Em particular, quando Jordan era jovem, ele queria deixar seu cabelo crescer como dreadlocks. Agora, enquanto algumas pessoas acreditam que os dreadlocks geralmente são sujos, o oposto geralmente é verdadeiro, pois eles exigem uma certa rotina e cuidados para serem mantidos. E o penteado também vem com uma grande herança.

ADVERTISEMENT

Veja, há evidências de que os dreadlocks foram usados há cerca de 3.600 anos. Os murais retratando os minóicos – um povo que viveu durante a Idade do Bronze – os mostram usando os cabelos em tranças longas como cordas. Restos mumificados de antigos egípcios que usavam apliques de cabelo estilo dreadlock também foram desenterrados durante escavações arqueológicas.

ADVERTISEMENT

No entanto, embora as origens dos dreadlocks tenham sido rastreadas até o Mediterrâneo e o Oriente Médio, evidências mais recentes do estilo também foram encontradas na América Central. A literatura da era asteca pré-colombiana descreveu os sacerdotes usando dreadlocks nos cabelos, com esses livros, ou códices, todos datando dos séculos XV, XVI e XVII.

ADVERTISEMENT

Existem muitos exemplos atuais de dreadlocks também. O estilo é popular, por exemplo, entre os guerreiros Maasai, que usam seus dreads finos e coloridos de vermelho. Então, é claro, os dreads têm um significado cultural para algumas pessoas – não menos para os rastafáris, que assumiram a aparência do povo Akan em Gana.

ADVERTISEMENT

No movimento Rastafari, os dreadlocks representam o Leão de Judá – às vezes considerado um símbolo que representa a imagem do falecido imperador etíope Haile Selassi, que é uma figura central na religião. E o penteado é representativo da conexão do usuário com as idéias e princípios do movimento. Além do mais, a adoção de dreads pelos Rastafaris os trouxe a um público ainda mais amplo.

ADVERTISEMENT

Isso é graças em grande parte a Bob Marley, que desempenhou um grande papel na crescente consciência do rastafarianismo na década de 1970. E como a ideologia Rasta é comumente tocada na música reggae, o conhecimento do movimento só aumentou depois que o reggae – e, em particular, as canções de Marley – alcançaram reconhecimento global. Agora, dreadlocks são quase sinônimos do próprio Rastafarianismo.

ADVERTISEMENT

Para alguns, entretanto, os dreadlocks nada mais são do que uma maneira fácil de usar o cabelo. Depois de ter seu cabelo com dreads, você vê, você pode mantê-lo assim por meses – talvez até anos. E embora os dreads precisem ser mantidos limpos, eles são fáceis de manter.

ADVERTISEMENT

Na verdade, se você quiser criar dreadlocks, é melhor começar com o cabelo recém-lavado. Evite usar condicionadores ou soros em suas tranças, pois eles podem deixar o cabelo muito macio para conseguir o estilo. Em vez disso, ensaboe com um shampoo purificador, pois isso deve livrar o cabelo de quaisquer óleos e, portanto, criar uma textura mais adequada para fazer dreadlocks.

ADVERTISEMENT

Em seguida, o próximo passo é dividir o cabelo em seções uniformes, cada uma com cerca de 2,5 cm de largura. Depois disso, amarre cada segmento com um elástico para mantê-lo separado do resto. Essas caudas formarão a base dos dreadlocks – portanto, quanto menores forem as seções, mais finas serão as mechas. Em última análise, porém, a espessura depende inteiramente de você.

ADVERTISEMENT

Cada cauda também precisa ser penteada para trás perto das raízes, usando um pente ou escova de aço. Reserve um tempo para garantir que cada seção seja boa e uniforme, começando cerca de uma polegada da base da cabeça. Em seguida, certifique-se de que a cauda esteja bem comprimida antes de descer ainda mais. No entanto, se você normalmente tem cabelo bastante liso, prenda cada seção com elástico para segurar os dreadlocks no lugar.

ADVERTISEMENT

Em seguida, cada um dos dreadlocks precisa ser encerado com um produto sem petróleo para que não haja acúmulo. Então, usando apenas uma pequena quantidade de cera, crie um medo entre as palmas das mãos e manipule-o com os dedos. Isso também corrigirá os dreads que você criar, deixando-o livre para remover os elásticos.

ADVERTISEMENT

E esse processo pode ser visto em um vídeo diferente com Jordan, postado por Max em fevereiro de 2019. Mas, embora seja bastante normal que os adolescentes mudem de imagem de vez em quando, Jordan se segurou firme, mantendo seus próprios dreads por anos a fio.

ADVERTISEMENT

Max parece celebrar ativamente seus filhos e suas escolhas de estilo também. Em setembro de 2014, por exemplo, ele postou uma foto de Josiah, Jordan e Eliana no Facebook com a legenda: “Estou muito orgulhoso de que meus filhos representam todo o espectro de estilos de cabelo étnicos”. E neste ponto, os dreadlocks de Jordan já eram longos.

ADVERTISEMENT

Quando Jordan estava prestes a fazer 14 anos, no entanto, ele sentiu que era hora de uma mudança. Sim, isso significava cortar os dreads que ele passou anos cultivando – mesmo desde que era criança, na verdade. Na verdade, Melanie não via seu filho sem dreads desde que ele tinha cerca de cinco anos de idade.

ADVERTISEMENT

E então, um dia, Max começou a cortar dreadlocks de Jordan de nove anos de idade. Em um vídeo postado no canal do músico no YouTube em fevereiro de 2016, o adolescente pode ser visto pacientemente sentado à mesa da cozinha de Reynolds. Ele está sem camisa, com seus longos cabelos caindo em cascata sobre os ombros nus e um olhar determinado em seu rosto.

ADVERTISEMENT

Então, em uma filmagem acelerada, Max começa a cortar meticulosamente os dreadlocks de seu filho, um de cada vez. Mas embora simplesmente cortar os dreads seja uma opção para se livrar deles, é possível seguir outro método se você não quiser ficar com a cabeça raspada ou um corte curto.

ADVERTISEMENT

Quando a diretora do cabeleireiro de Las Vegas, Globe Salon, Staci Linklater, pensou que era hora de remover seus dreads, ela queria fazê-lo enquanto ainda mantinha algum comprimento no cabelo. E graças a seus anos de experiência, ela conseguiu descobrir um método para remover as mechas sem raspar a cabeça.

ADVERTISEMENT

Para começar, Staci fez um corte para melhorar o estado geral do cabelo. Afinal, independentemente de quão bem mantidos os dreadlocks são, as pontas serão seriamente danificadas – o que significa que eles devem ser cortados de qualquer maneira. E cortando uma pequena mecha da parte inferior do cabelo, você não só economizará tempo, mas também tornará o trabalho das mechas um pouco mais fácil.

ADVERTISEMENT

Então, enchendo os dreads com óleo e mantendo-os úmidos o tempo todo, Staci foi capaz de arrancar as mechas de seu cabelo com um pente. Esse processo consumia muito tempo, pois cada um de seus 105 dreadlocks levava até 45 minutos para se desemaranhar completamente.

ADVERTISEMENT

Resumindo, então, a remoção dos dreads levou mais de um dia para ser alcançada – mesmo com uma equipe de cabeleireiros profissionais para ajudar. E porque o cabelo de Staci estava acostumado a formar nós, ele também começou a ficar emaranhado novamente durante a noite. Mais óleo e tranças foram, portanto, necessários para manter seus cabelos lisos.

ADVERTISEMENT

Depois disso, Staci desfrutou de um mimo que ela não experimentava há muito tempo, passando por tratamentos de condicionamento de cabelo e um processo de corte e modelagem que deixou sua crina macia e sedosa. E embora o diretor tenha perdido mais de trinta centímetros do comprimento de seu cabelo, ainda estava abaixo da altura dos ombros.

ADVERTISEMENT

Jordan, por outro lado, não se preocupou em manter o cabelo comprido, levando seu pai a implementar um método de remoção de medo mais comum e muito mais rápido: simplesmente cortar cada mecha. Então Max começou a arrumar o novo corte de seu filho com uma tesoura de cabelo. E embora a transformação possa ter tido um resultado final menos glamoroso do que o de Staci, o efeito não foi menos de cair o queixo.

ADVERTISEMENT

A mudança foi para a qual Melanie aparentemente não estava preparada. Em qualquer caso, quando a mãe voltou para a casa da família em Roseville, Califórnia, a câmera se voltou para ela para uma reação irrestrita ao novo visual de Jordan. E, ao abrir a porta, a visão de seu filho recém-tosquiado fez Melanie parar.

ADVERTISEMENT

Melanie ficou tão surpresa com o novo visual de Jordan, na verdade, que começou a chorar. E isso é compreensível, já que fazia quase uma década desde que ela tinha visto seu filho com um corte de cabelo curto. Na verdade, a mãe de três filhos ficou tão emocionada que, quando foi convidada a comentar sobre a transformação, ela pediu que a câmera fosse desligada.

ADVERTISEMENT

Então, no dia seguinte, Jordan fez uma visita ao “barbeiro mais incrível da cidade” para seu primeiro corte de cabelo profissional em anos. Mas o adolescente não abandonou totalmente os dreads, como acontece. Sim, ele começou a colocar seu cabelo para trás no estilo. E em fevereiro de 2019, Max completou o círculo postando um vídeo no qual ele demonstrou como começar a criar dreads para si mesmo.

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT